Siga nosso perfil no Instagram!

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo.

Política

Lula defende a PEC da Segurança Pública para combater ‘república de ladrão de celular’

MG – LULA/MG/STELLANTIS – ECONOMIA – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de inauguração do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Híbrida Flex e anúncio de contratações da Stellantis, no bairro Paulo Camilo, em Betim (MG), nesta terça- feira, 11. Lula estava acompanhado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja. 11/03/2025 –

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou seu apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, enfatizando que o poder do Estado deve prevalecer sobre a criminalidade. Em um incomum discurso rígido sobre a segurança público, realizado durante uma agenda em Fortaleza, o petista criticou a situação atual, referindo-se a uma “república de ladrão de celular” e ressaltou a necessidade urgente de combater a violência no país.

“A gente não vai permitir que a república de ladrão de celular comece a assustar as pessoas nas ruas desse país. É por isso que estamos apresentando uma PEC da Segurança para que a gente possa, junto com governadores e prefeitos, dizer que o Estado é mais forte que os bandidos. Lugar de bandido não é na rua assaltando, assustando e matando pessoas”, disse Lula. “Nós vamos ter que enfrentar a violência sabendo que nós vamos ter que enfrentar o crime organizado.”

A proposta tem como objetivo integrar as diferentes esferas do governo em ações de segurança pública e fortalecer as instituições policiais. No entanto, a PEC enfrenta desafios significativos, pois ainda não há uma previsão para sua tramitação no Congresso Nacional e já encontrou resistência de alguns governadores, parlamentares e até aliados do governo.

Entre as principais mudanças propostas, está a inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição, além da ampliação das atribuições da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. O ministro da Justiça tem se empenhado em buscar apoio político para a PEC, que ainda precisa superar a oposição de alguns setores.

Para aumentar o apoio à proposta, foi sugerida a inclusão das Guardas Civis Municipais nas atividades de policiamento ostensivo e comunitário. Essa estratégia visa conquistar a adesão de parlamentares e facilitar a aprovação da PEC, que é considerada uma prioridade pelo governo federal. Lula também fez um apelo a seus ministros, solicitando que se mobilizem para garantir que a proposta avance sem obstáculos no Congresso.

Fonte: Jovem Pan

loader-image
Cuiabá
21:10, 19/04/2025
temperature icon 26°C
nuvens dispersas
Humidity Umidade: 94 %
Pressure Pressão: 1012 mb
Wind Vento: 13 Km/h
Wind Gust Rajada de vento: 0 Km/h
Clouds Nuvens: 40%
Visibility Visibilidade: 10 km
Sunrise Nascer do sol: 05:52
Sunset Pôr do sol: 17:33
Avatar

Arthur Vasquez

About Author

Arthur Vasquez e conhecido por suas análises afiadas e seu estilo provocativo. Com uma escrita envolvente, ele aborda temas variados como política, economia, cultura pop e tecnologia, sempre trazendo um olhar crítico e original. Sua marca registrada é a combinação de humor sarcástico e dados bem fundamentados, o que o torna uma referência para leitores que buscam uma opinião diferenciada sobre os acontecimentos do momento.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Política

PF liga senador do PL a desvios em emendas e pede investigação

Relatório da corporação cita indícios de envolvimento do senador Eduardo Gomes em suposto esquema de rateio de emendas.
Política

Prefeito de Rio Branco nomeia a esposa como chefe de gabinete com salário de R$ 28,5 mil

Prefeitura alega que cargo é político e não administrativo e não contraria súmula do STF que barra nomeação de parente.