
O tenista brasileiro João Fonseca retorna às quadras em fevereiro desse ano para o ATP 250 de Buenos Aires.
João Fonseca segue impressionando o mundo do tênis. Na estreia do ATP 250 de Buenos Aires, que tem transmissão no Disney+, o tenista brasileiro derrotou o argentino Tomás Etcheverry por 2 sets a 0 em uma ótima atuação.
Ocupando a 99ª posição do ranking da ATP, João desbancou o cabeça de chave nº 8 e atual nº 44 do mundo. Essa foi a 4ª vitória do carioca sobre um tenista do top 50 desde dezembro, quando foi campeão do ATP Next Gen Finals.
O triunfo sobre Etcheverry já coloca o brasileiro na história do torneio. Aos 18 anos e 5 meses, João Fonseca se tornou o 3º tenista mais jovem a vencer um jogo de chave principal do ATP de Buenos Aires, superando Rafael Nadal, que disputou o torneio em 2005 e venceu sua primeira partida na competição aos 18 anos e 8 meses.
Nessa estatística, a promessa brasileira está atrás apenas de Richard Gasquet, que chegou até a semifinal em 2004 com 17 anos e, José Acasuso, vice-campeão em 2001 com 18 anos e 4 meses.
Com a vitória, João Fonseca avança para a 2ª rodada e agora enfrenta o também argentino Federico Coria, que furou o quali e eliminou o francês Hugo Gaston na 1ª rodada da chave principal. A partida ainda não tem um horário ou data confirmadas, mas deve acontecer amanhã, quinta-feira (13).
O jogo
A partida, que estava prevista para terça-feira, foi adiada por conta da chuva que atingiu a capital da Argentina. Nessa quarta, o jogo do brasileiro abriu a programação do dia na quadra Guillermo Villas, a principal do Buenos Aires Lawn Tennis Club.
Sob o sol e uma temperatura de cerca de 24 ºC, João começou pressionando bastante Etcheverry, sem demonstrar sinais de nervosismo e nem incômodo com a torcida dos hermanos. O tenista brasileiro de 18 anos foi quem conseguiu a primeira quebra da partida, “machucando” o argentino com seu potente forehand no 6º game.
Com 4 a 2 no placar e a vantagem, Fonseca continuou sacando bem e confirmou seu serviço. O rival mais experiente fez sua parte e até ameaçou devolver a quebra, quando chegou a um break point no momento que o brasileiro sacava para o set. João, no entanto, não se intimidou, contou até com um ace de 2º saque e fechou a parcial com 6 a 3 no placar em 36 minutos.
No 2º set, João Fonseca seguiu sendo agressivo e quebrou Etcheverry logo no 1º game. Dessa vez, no entanto, o argentino conseguiu devolver a quebra logo na sequência e entrou mais na partida, que ficou muito equilibrada. No 2 a 2, o tenista da casa precisou salvar 3 breaks points para confirmar o serviço. João, por outro lado, confirmava com facilidade e sempre pressionava bastante o rival.
Então, no 3 a 3, Fonseca voltou a pressionar o argentino e desta vez conseguiu mais uma quebra. Na sequência, o carioca continuou com um tênis bem agressivo e fechou a partida com 6 a 3, confirmando a vitória em menos de uma hora e meia.
Fonte: Espn