Siga nosso perfil no Instagram!

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo.

Política

Crise no INSS: para Luiz Marinho, permanência de Lupi no cargo depende de “avaliação política”

Diretrizes do governo ‘são para apurar e resolver’, segundo ministro.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho – Imagem: Valter Campanato/ABR

A continuidade do ministro Carlos Lupi (Previdência Social) no cargo passa por avaliação política. Nesse sentido, a decisão sobre se ele segue ou sai da chefia do Ministério não deve se embasar apenas na análise sobre se Lupi tem ou não culpa na na crise da fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Esse é o entendimento do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que tratou do tema na chegada ao ato em comemoração do Dia do Trabalhador, neste 1º de maio, em São paulo.

“A continuidade de um ministro,  muitas vezes, passa pela avaliação política, não simplesmente se o ministro tem culpa ou não tem culpa”, sintetizou Marinho. “Você pode ter uma situação política de ausência de sustentabilidade ou manutenção da sustentabilidade”, complementou.

Para o chefe do Ministério do Trabalho, “as diretrizes e determinação do presidente Lula, da instância do governo, são para apurar e resolver”.

Portanto, segundo Marinho, “o ministro Lupi tem as ferramentas agora, com a nova gestão do INSS, para poder tomar as decisões, fazer as correções de rota e dar garantia à sociedade”.

Marinho descartou a ideia de que a atual crise no órgão pudesse arrefecer as chances de reeleição de Lula na eleição de 2026. “O governo está demonstrando o seguinte: que vai tratar com rigor e vai solucionar o problema”, resumiu. “Todas as providências necessárias serão tomadas para dar segurança a todos os trabalhadores que o INSS vai dar conta do recado”, afirmou.

A crise no INSS teve início depois que uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou a existência de fraudes em descontos de aposentadorias e pensões do órgão. Há suspeita de desvio de dinheiro, em um esquema de corrupção que envolveria servidores e aposentados.

Fonte: Carta Capital

loader-image
Cuiabá
01:08, 10/09/2025
temperature icon 25°C
nuvens dispersas
Humidity Umidade: 78 %
Pressure Pressão: 1013 mb
Wind Vento: 4 Km/h
Wind Gust Rajada de vento: 0 Km/h
Clouds Nuvens: 40%
Visibility Visibilidade: 10 km
Sunrise Nascer do sol: 05:43
Sunset Pôr do sol: 17:39
Avatar

Arthur Vasquez

About Author

Arthur Vasquez e conhecido por suas análises afiadas e seu estilo provocativo. Com uma escrita envolvente, ele aborda temas variados como política, economia, cultura pop e tecnologia, sempre trazendo um olhar crítico e original. Sua marca registrada é a combinação de humor sarcástico e dados bem fundamentados, o que o torna uma referência para leitores que buscam uma opinião diferenciada sobre os acontecimentos do momento.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Política

PF liga senador do PL a desvios em emendas e pede investigação

Relatório da corporação cita indícios de envolvimento do senador Eduardo Gomes em suposto esquema de rateio de emendas.
Política

Prefeito de Rio Branco nomeia a esposa como chefe de gabinete com salário de R$ 28,5 mil

Prefeitura alega que cargo é político e não administrativo e não contraria súmula do STF que barra nomeação de parente.