Siga nosso perfil no Instagram!

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo.

Saúde

Geleia caseira: como fazer com e sem açúcar, como acertar o ponto e mais dicas

Confira como fazer geleia caseira: veja como fazer com e sem açúcar, como acertar o ponto, conservar e mais dicas.

Geleia caseira: como fazer com e sem açúcar, como acertar o ponto e mais dicas — Foto: Receitas

Já tentou fazer geleia em casa e não acertou o ponto? Algumas dicas podem te ajudar a preparar uma geleia bem gostosa, de forma simples e com poucos ingredientes. Assista ao vídeo e veja como acertar o ponto da geleia, como armazenar para que ela dure mais e como fazer geleia sem açúcar.

Como acertar o ponto da geleia

  • Escolha a fruta no ponto certo: se ela estiver muito verde, a geleia ficará ácida. Se ela estiver muito madura, a geleia poderá cristalizar.
  • Para fazer geleia com açúcar, você pode usar a mesma proporção de fruta e açúcar. Se usar meio quilo de morango, pode usar meio quilo de açúcar. Porém, se achar muito doce, pode colocar menos açúcar.
  • Use açúcar cristal para fazer a geleia, pois ele demora mais a derreter durante o preparo. Se você não tiver em casa, pode usar o refinado, mas deixe o fogo bem baixo para que ele demore mais tempo para derreter.
  • Utilize o suco de limão para fazer a geleia, pois ele ajuda a dar o ponto de gel na receita. Se você usar 1 quilo de fruta, use 50 mililitros de suco de limão.
  • Para acertar o ponto de geleia, pegue um pouco de geleia da panela com a colher e coloque num prato: risque a geleia com a colher, formando um “caminho”. Se as duas partes que se formarem logo se juntarem novamente, isso significa que a geleia precisa ser cozida por mais tempo. Se fizer o mesmo e as duas partes não se juntarem, o ponto está correto.

Como armazenar a geleia

  • Para armazenar a geleia, você pode reutilizar um pote de vidro com tampa, mas, para isso, higienize-o da seguinte forma: ferva o pote em bastante água dentro de uma panela por 15 minutos.
  • Com o vidro ainda quente e a geleia ainda quente (tome cuidado!), coloque-a dentro do pote, até a boca. Tampe e vire o pote para baixo, deixando por 5 minutos. Ele pega pressão e isso ajuda a conservar a geleia.
  • Em temperatura ambiente, a geleia com açúcar (fechada) dura até 2 meses em temperatura ambiente ou até 6 meses em refrigeração. Depois de aberta, ela dura um mês em refrigeração.
  • A geleia sem açúcar deve ter mantida em refrigeração. Ela dura até 2 meses na geladeira.

Como fazer geleia sem açúcar

  • Use fruta bem madura para fazer a geleia sem açúcar.
  • Para fazer a geleia sem açúcar, utilize o ágar-ágar, produto em pó à base de microalga, que tem ação gelificante e espessante.
  • Use 1 colher de chá de ágar-ágar para cada quilo de fruta.
  • Antes de colocar na panela com a fruta já cozida, dissolva-o em um pouco de água quente. Deixe ferver a fruta com o ágar-ágar por mais 5 minutos.

Fonte: Receitas Globo

loader-image
Cuiabá
20:45, 19/04/2025
temperature icon 26°C
nuvens dispersas
Humidity Umidade: 89 %
Pressure Pressão: 1012 mb
Wind Vento: 9 Km/h
Wind Gust Rajada de vento: 0 Km/h
Clouds Nuvens: 40%
Visibility Visibilidade: 10 km
Sunrise Nascer do sol: 05:52
Sunset Pôr do sol: 17:33
Avatar

Arthur Vasquez

About Author

Arthur Vasquez e conhecido por suas análises afiadas e seu estilo provocativo. Com uma escrita envolvente, ele aborda temas variados como política, economia, cultura pop e tecnologia, sempre trazendo um olhar crítico e original. Sua marca registrada é a combinação de humor sarcástico e dados bem fundamentados, o que o torna uma referência para leitores que buscam uma opinião diferenciada sobre os acontecimentos do momento.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Saúde

Gengibre: saiba 8 benefícios da raiz que vão te surpreender

Além de versátil, o gengibre é uma raiz rica em nutrientes, o que confere diversos benefícios ao organismo.
Saúde

Ozempic mostra sinais de que pode ajudar a combater transtornos de consumo de álcool

"Estudos maiores e mais longos em populações mais amplas são necessários", disse a líder do estudo. "Mas as primeiras conclusões