22 de abril de 2018 - 02:24

? ºC Cuiabá - MT

Publicidade

Banner sicredi

Policia

05/04/2018 09:49

Ex-chefe de Silval confirma que Detran é "antro de corrupção" em MT

No segundo dia de depoimentos relacionados a Operação Bereré, Silvio Cesar Correia, ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, compareceu a sede do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) nesta terça-feira. Ele chegou e saiu do local sem falar com a imprensa. 

O advogado dele, Victor Alípio Azevedo Borges, informou que seu cliente apenas confirmou o que disse em seu acordo de colaboração premiada firmado no ano passado e homologado pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Acompanhei toda a delação. Acredito que como ele fez o compromisso na delação de dizer toda a verdade, tudo que ele sabia, pode ser algum esclarecimento que o Ministério Público esteja com alguma dúvida”, disse o advogado.

Segundo o advogado, é “natural” que o ex-chefe de gabinete seja convocado para prestar esclarecimentos relativos aos casos de corrupção que possa ter conhecimento. “Essa cláusula consta do termo de acordo de colaboração, em que ele se compromete a atender os chamamentos da justiça em âmbito estadual, federal, municipal ou administrativo”, explicou.

Em relação a alguns personagens que estão sendo investigados na “Operação Bereré”, que não foram delatados por Sílvio na delação, o advogado disse ele não tinha conhecimento da participação deles. “Pode ser que ele não tinha conhecimento do envolvimento dessas pessoas que não foram citadas na delação dele. Uma coisa é certa: ele se comprometeu a dizer a verdade, que é requisito para a delação premiada”, frisou.

Mesmo sem afirmar de forma clara que seu cliente tenha confirmado a existência de um esquema de pagamento de propina no Detran-MT, o advogado disse que as informações prestadas na delação serão mantidas. “Essa parte já foi levantada o sigilo. Se ele disse que houve corrupção no Detran, então é verdade. Tudo o que ele disse está disponibilizado na internet, o que eu posso afirmar é isso, tudo o que ele disse na delação premiada é a verdade”, finaliza.

OUTRO DEPOIMENTO

Ainda na tarde de ontem, prestou depoimento o deputado estadual Romoaldo Junior (PMDB). Ele afirma que o cheque de R$ 33 mil que teria recebido da Santos Treinamentos foi movimentado pelo seu chefe de gabinete, Valdemir Leite da Silva. Antes de depor, Romoaldo explicou aos jornalistas presentes no Gaeco que Valdemir é pessoa de sua extrema confiança, tendo procuração até para movimentar sua conta pessoal. O parlamentar levou a procuração para apresentar aos promotores. “Em 2013, esse cheque foi parar nas mãos do Valdemir que sacou. Na época, ele era meu assessor de gabinete. Tenho até aqui comigo uma procuração que autoriza ele a movimentar minha conta salário e outras contas minhas. Eu até procurei o emitente do cheque e ele me respondeu que não passou para mim, nem para ninguém ligado a mim. Portanto, não tenho nada a ver com isso”, esclarece.

O parlamentar explicou que pediu ao funcionário de seu gabinete para solicitar a microfilmagem do cheque junto a instituição bancária. Assim, ele poderá recordar de onde recebeu o documento. “É um valor considerável e precisa até fazer previsão para sacar esse montante. Mas ele falou que não se lembra, faz 5 anos. Ele faz meus serviços bancários e que movimenta minhas contas. Eu não tinha conhecimento desse cheque”, assinala.

Apesar de ser próximo da família Barbosa, o parlamentar afirma que cabe ao servidor do gabinete explicar a origem do cheque. “Pode até ser que alguém da família tivesse pedido para trocar o cheque. Eu tenho certeza de que ele Valdemir vai se recordar porque ele já pediu a microfilmagem e ele é um bom funcionário e não tem porque esconder nada”, coloca.


Banner sicrediBanner sicrediBanner sicredi

Historia do Jornal O Estado!!

O jornal O Estado e um jornal impresso que circula em mato grosso desde 2001 com objetivo de levar informações e noticias para nossos leitores de mato grosso

O Estado

Avenida Rubens de Mendonça 2478,
Av. CPA, Edifício Cuiabá Center.

Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados para O Estado

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo