26 de abril de 2018 - 14:35

? ºC Cuiabá - MT

Publicidade

Banner sicredi

Notícias

16/04/2018 10:49

Taques oferece Intermat ao PP, que tem 2 nomes para vice em MT

O vereador de Cuiabá, Diego Guimarães (PP), deverá assumirá o comando do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) - órgão que executa políticas públicas estaduais sobre a disposição de terras públicas, regularização fundiária de áreas e assentamentos rurais, lotes e assentamentos urbanos informais -, na próxima semana. O convite foi realizado pelo governador Pedro Taques (PSDB) e indica uma aproximação do Chefe do Poder Executivo com o Partido Progressista (PP), do Ministro da Agricultura Blairo Maggi.

O suplente Denilson Nogueira, presidente do PP de Cuiabá, ocupará a vaga de Guimarães na Câmara Municipal da Capital. Diego Guimarães é próximo de Maggi, considerado a liderança política mais importante de Mato Grosso.

O ministro, que está licenciado de seu cargo de Senador, já adiantou, no entanto, que deixará a vida pública no final de 2018 e que não apoiará nenhum candidato no Estado - pelo menos publicamente. O vereador também é ligado ao ex-ministro da Agricultura, e ex-secretário Nacional de Política Agrícola, Neri Geller, que já foi convidado em fevereiro de 2017 pelo governador Pedro Taques para ocupar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT).

Ele, porém, negou o convite à época. Taques vem “ensaiando” uma aproximação com o partido desde então, e também “mira” uma composição com o ministro da Agricultura. Eraí Maggi (PP), primo de Blairo, participou recentemente de um churrasco, na casa do governador, que reuniu aliados do chefe do Executivo de Mato de Grosso.

Aliás, Eraí é cotado para ser vice de Taques na reeleição. Outro nome que surge para compor a chapa é de Neri. 

O Intermat foi conduzido até o dia 7 de abril deste ano por Cândido Teles, por indicação do Democratas (DEM), que vem se "distanciando" da atual gestão do Poder Executivo, e que vem declarando a intenção de lançar uma candidatura própria, de oposição ao governador Pedro Taques, nas eleições de 2018. 

A nomeação de Guimarães, contudo, pode significar um racha com o grupo do presidente estadual da sigla, o deputado federal Ezequiel Fonseca, que já declarou publicamente sua oposição a Taques. 

Diego Guimarães tem 34 anos e é mestrando do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele está em seu primeiro mandato como vereador de Cuiabá, conseguindo se eleger com 3.183 votos nas eleições de 2016.


Banner sicrediBanner sicrediBanner sicredi

Historia do Jornal O Estado!!

O jornal O Estado e um jornal impresso que circula em mato grosso desde 2001 com objetivo de levar informações e noticias para nossos leitores de mato grosso

O Estado

Avenida Rubens de Mendonça 2478,
Av. CPA, Edifício Cuiabá Center.

Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados para O Estado

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo