26 de abril de 2018 - 14:09

? ºC Cuiabá - MT

Publicidade

Banner sicredi

CUIABA

05/04/2018 11:30

Pelo menos 100 refugiados da Venezuela começam a chegar em Cuiabá nesta quinta e sexta-feira

Na quinta (5) e na sexta-feira (6) cerca de 600 venezuelanos devem ser transferidos de Roraima para outros estados brasileiros. O objetivo é desafogar a situação de cidades como Boa Vista e Pacaraima que, atualmente, concentram milhares de imigrantes que fogem da situação política e econômica da Venezuela.

Grande parte dos imigrantes venezuelanos têm alta escolaridade e boas chances de conseguir uma colocação no mercado de trabalho. 

De acordo com a Casa Civil, os imigrantes não têm garantia de emprego nas cidades. No entanto, têm direito a serem alocados em abrigos de prefeituras e ONGs. Para facilitar a busca por trabalho, eles estão sendo deslocados com carteira de trabalho e documentos regularizados. Além disso, as prefeituras estão buscando parcerias para oferecer aulas de português para os imigrantes.

 

Para a cidade de São Paulo devem ir 350 pessoas. Outros 100 imigrantes vão para Cuiabá; 70, para Manaus; e 30, para Campinas, em São Paulo. Os traslados serão custeados pelo governo federal. Aeronaves da Força Aérea Brasileira farão as transferências para São Paulo, Cuiabá e Campinas. Já para Manaus, o trajeto será feito de ônibus.

 

A seleção dos imigrantes que querem sair de Roraima foi feita pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Segundo a Casa Civil, foram mesclados diferentes perfis. Entre os que irão para São Paulo, por exemplo, há famílias e jovens solteiros.

 

Ainda não há informações sobre novos processos de interiorização dos imigrantes venezuelanos.Ainda não há informações sobre novos processos de interiorização dos imigrantes venezuelanos.


Banner sicrediBanner sicrediBanner sicredi

Historia do Jornal O Estado!!

O jornal O Estado e um jornal impresso que circula em mato grosso desde 2001 com objetivo de levar informações e noticias para nossos leitores de mato grosso

O Estado

Avenida Rubens de Mendonça 2478,
Av. CPA, Edifício Cuiabá Center.

Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados para O Estado

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo